O domínio eu comprei no registro.br. O legal de páginas nom.br é que são muito baratas e muita gente não conhece. Paguei R$ 124,00 por 10 anos!!
O servidor por baixo está rodando numa máquina virtual E2.1.Micro na Oracle Cloud. O processamento é baixo e tem apenas 1GB de RAM, mas é amd64 e gratuita. O fato de ser amd64 é importante para rodar o OpenLiteSpeed pra poder usar o plugin de cache deles no WordPress que é muito bom e na faixa. Está rodando Ubuntu, porque a Oracle não oferece imagem do Debian.
Desta vez não fiz a montagem do servidor todo na mão. Para focar menos na parte técnica, usei o script de instalação mantido pelo pessoal do OpenLiteSpeed. Só precisei passar o nome de usuário para não usar o padrão de admin e o email, o resto eu deixei o padrão. Legal que ele já gera senhas fortes para todos os serviços e passa um resumo do que foi feito para você copiar. Esse script instala um LOMP stack, ou seja, Linux, OpenLiteSpeed, MariaDB e PHP1.
Depois disso é necessário resolver todos os problemas de firewall e na Oracle a proteção é dobrada. Preciso liberar as portas 80 para http, 443 para https e 7080 para a interface de administração do OpenLiteSpeed tanto na interface da Oracle Cloud quanto na instância da minha máquina virtual, pois a regra padrão é negar tudo que não for explicitamente autorizado.
Depois basta ir no servidor de DNS e fazer o meu domínio apontar para o IP da máquina virtual, entrar na interface do wordpress, começar a configurar e GARANTIR QUE PARO DE CONFIGURAR ESSA PORRA PARA ESCREVER ESSA POSTAGEM. Lembrando, sem conteúdo, ficar arrumando a parte técnica é inútil!
O cache parece que ainda não funciona direito, a página está uma bosta ainda, está tudo me incomodando, mas tem mais conteúdo aqui do que já teve na minha página anterior.
GREAT SUCCESS!! HIGH FIVE!!
- Mentira!! Ele não instala o Linux!!! ↩︎
