Como montei esta página?

O domínio eu comprei no registro.br. O legal de páginas nom.br é que são muito baratas e muita gente não conhece. Paguei R$ 124,00 por 10 anos!!

O servidor por baixo está rodando numa máquina virtual E2.1.Micro na Oracle Cloud. O processamento é baixo e tem apenas 1GB de RAM, mas é amd64 e gratuita. O fato de ser amd64 é importante para rodar o OpenLiteSpeed pra poder usar o plugin de cache deles no WordPress que é muito bom e na faixa. Está rodando Ubuntu, porque a Oracle não oferece imagem do Debian.

Desta vez não fiz a montagem do servidor todo na mão. Para focar menos na parte técnica, usei o script de instalação mantido pelo pessoal do OpenLiteSpeed. Só precisei passar o nome de usuário para não usar o padrão de admin e o email, o resto eu deixei o padrão. Legal que ele já gera senhas fortes para todos os serviços e passa um resumo do que foi feito para você copiar. Esse script instala um LOMP stack, ou seja, Linux, OpenLiteSpeed, MariaDB e PHP1.

Depois disso é necessário resolver todos os problemas de firewall e na Oracle a proteção é dobrada. Preciso liberar as portas 80 para http, 443 para https e 7080 para a interface de administração do OpenLiteSpeed tanto na interface da Oracle Cloud quanto na instância da minha máquina virtual, pois a regra padrão é negar tudo que não for explicitamente autorizado.

Depois basta ir no servidor de DNS e fazer o meu domínio apontar para o IP da máquina virtual, entrar na interface do wordpress, começar a configurar e GARANTIR QUE PARO DE CONFIGURAR ESSA PORRA PARA ESCREVER ESSA POSTAGEM. Lembrando, sem conteúdo, ficar arrumando a parte técnica é inútil!

O cache parece que ainda não funciona direito, a página está uma bosta ainda, está tudo me incomodando, mas tem mais conteúdo aqui do que já teve na minha página anterior.

GREAT SUCCESS!! HIGH FIVE!!

  1. Mentira!! Ele não instala o Linux!!! ↩︎

Posts Similares